Eletroencefalograma
O que é e para quê serve o EEG?
O eletroencefalograma (ou eletroencefalografia) é um exame que consiste no registro da atividade elétrica cerebral. Por meio do posicionamento de de eletrodos posicionados sobre o couro cabeludo, é possível captar a atividade elétrica espontânea do cérebro, gerando um traçado. É um exame fundamental em algumas condições médicas, como nas epilepsias.
Quais as indicações do EEG?
-
Epilepsia ou suspeita clínica dessa condição;
-
Pacientes com alteração de consciência - por exemplo, coma;
-
Avaliação complementar em pacientes com doenças neurológicas e/ou psiquiátricas específicas (encefalites, síndromes demenciais, dentre outras);
-
Suspeita de qualquer alteração da atividade elétrica cerebral e dos ritmos neurobiológicos normais.

Como é feito o exame?
O exame tem início com a preparação do paciente, preferencialmente deitado, e posicionamento dos eletrodos no couro cabeludo conforme protocolo bem definido. Aplica-se pasta condutora em cada eletrodo e fita para fixação.
Inicialmente, registra-se a atividade elétrica cerebral espontânea em vigília relaxada. Se possível, durante o exame, o registro concomitante do sono pode auxiliar na detecção de anormalidades.
A seguir, provas de ativação são feitas, tais como abertura e fechamento oculares, hiperventilação por alguns minutos (respirações forçadas e rápidas) e fotoestimulação intermitente (flashes de luz). Um exame de qualidade deve ter uma duração mínima de 20 minutos com registro de boa qualidade técnica.
Logo, o traçado é gravado e encaminhado ao médico neurofisiologista para avaliação e laudo.

Preparo para o exame
-
O paciente deve estar bem alimentado - Não fazer jejum.
-
É orientado comparecer ao local do exame com o cabelo limpo e seco para permitir melhor fixação dos eletrodos. Evite uso de cremes e condicionador.
-
Devido a importância do registro de sonolência e sono, recomenda-se especial atenção à privação parcial de sono na noite anterior a realização do exame. É recomendável dormir no mínimo quatro horas a menos do que o habitual.